sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Plano de Aula

PLANO DE AULA

Dados de Identificação:
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Francisco Braga de Souza.
Professor: Ralph Luís do Nascimento Fernandes.
Data: 13 de Agosto de 2010.
Duração da aula: 15 dias letivos com a 4 horas/aula cada dia.
Série: 8ª Série do Ensino Fundamental.
Conteúdos: identidade, diversidade, auto-retrato, desenho artístico e caracterização de personagens.
Disciplinas envolvidas: História e Artes.

Objetivos:
Objetivo Geral:
• Reconhecer a diversidade presente em sala e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando a construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro;
• ler imagem e seqüência de imagens;
• Identificar e descrever personagens;
• Reconhecer os indicadores de suporte;
• Depreender elemento de humor.

Objetivos específicos:
• Participar de comunidades com o intuíto de investigar sobre a temática “A identidade e a diversidade em nossa escola”.
• Retratar a própria imagem, ressaltando suas principais características físicas mais notáveis (textura dos cabelos, altura, largura, cor dos olhos, da pele...).
• Retratar o colega, de modo a ser fidedigno quanto as suas características físicas (textura dos cabelos, altura, largura, cor dos olhos, da pele...).
• Observar as produções, identificando e analisando as idiossincrasias dos colegas de classe, relacionando tais especificidades à riqueza de valores e experiências que tamanha heterogeneidade pode favorecer ao grupo.

Metodologia
1. Para iniciar, a classe deve estar disposta em um círculo, em que todos possam se ver. Será feita a leitura do livro “Mirradinho”. Utilizando-se de uma alusão ao personagem Mirradinho, que era menosprezado pelos outros, por ser árvore de pequeno porte, questionar se na realidade isso ocorre, se alguma vez se sentiram depreciados por alguma característica que possuam. Neste sentido, o colóquio se conduzirá a conclusões que evidenciem a importância da convivência na diversidade enquanto meio de socialização de conhecimentos, valores, culturas e outras características que possam compor a riqueza de um povo.

2. Após a comunidade de investigação é proposto ao aluno que faça o desenho de seu retrato e também a tiragem de sua fotografia atual. Para tanto, deixa-se a disposição dos alunos um espelho e uma máquina fotográfica (tomando-se os devidos cuidados).

3. É importante que se faça uma pequena exposição desses retratos e das fotos na sala, para que os alunos possam apreciar o desenho de todos, identificando o colega apenas pela ilustração, sem saber quem a fez.

4. Logo, disponharemos a sala em duplas, escolhidas por sorteio. Como tarefa, solicitaremos que cada um da dupla desenhe seu par, ressaltando em seu retrato as características do colega quanto à textura, comprimento, largura e cor dos cabelos, cor e formato dos olhos, estatura, cor da pele; fortalecendo sempre aos alunos que a intenção é retratar o colega e não suas roupas e/ ou objetos pessoais.

5. Para tanto, reuniremos os alunos novamente em círculo, para que possam falar sobre a atividade, se concordam com a forma como foram retratados, quais foram os critérios que utilizaram para reproduzir o colega de determinada maneira.

6. E para encerrar nossa atividade é sugerido que a turma seja dividida em quatro grupos iguais através de sotéio, em seguida cada grupo montará um espetáculo para caracterizarmos personagens, sem que seja necessário a construção de falas, em quanto um grupo se apresenta os demais farão observações para que no final de todas as apresentações aconteça um debate para análise da leitura feita por cada aluno nas apresentações/espetáculos.

Recursos
• Máquina fotográfica;
• Lápis de cor;
• Caderno de desenho;
• Pinceis;
• Giz de cera;
• Folhas de papel sulfite;
• Lápis de escrever;
• Borracha;
• Quadro negro;
• Giz colorido;
• Roupas diversificadas;
• Maquiagem (e)
• Espelho.


Avaliação
Como critério serão considerados os índices de envolvimento do aluno nas atividades, seu empenho em participar das atividades de expressão oral e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através da ilustração e apresentação de si e do outro. Com isso, o aluno irá além das muretas da escola e ficará a vontade para que possa se destrair no seu desempenho artístico.

Bibliografia
LIPMAN, Mathew. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Pérpetuo. Petrópolis: Vozes, 1995.

SILVA, C. C. e SILVA, N. R. Mirradinho. São Paulo: Editora do Brasil, 1995.

SOUZA, Irene Sales de. Trabalhando como preconceito e a discriminação na escola: Relato de uma experiência. In: Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. São Paulo. Unesp, Pró Reitoria de Graduação, 2003.

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