sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A História de Ana Rário e Zé Trovão

A História de Ana Raio e Zé Trovão foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete, exibida originalmente de 12 de dezembro de 1990 a 13 de outubro de 1991. Foi escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar com a colaboração de Jandira Martini, idealizada e dirigida por Jayme Monjardim e teve codireção de Roberto Naar e Marcos Schechtman.
Desde 7 de junho de 2010, o SBT está reprisando a novela, em versão compacta de 150 capítulos. Nos corredores do SBT apontam que uma das suas prováveis substitutas será a novela mexicana Soy tu dueña, que marcaria o contrato da emissora paulista com a mexicana Televisa.
 Sandy Leah fez sua primeira atuação com uma participação especial.
 Uma telenovela diferente, bonita, e com texto incomum. O elenco reuniu mais de cem intérpretes, entre atores e artistas do mundo circense.
 Destaque para ótimas atuações de atores como Xandó Batista que deu vida ao "Seu Jesus", um homem simples que após a morte da esposa decide acompanhar "Ana de Nazaré", sua filha do coração, que parte em busca da filha desaparecida e acaba encontrando espaço no mundo dos rodeios.
 Ruy Rezende e o saudoso Luis Maçãs também tiveram destaque com seus personagens "Bob Lamb" e "Armando Rosas", que aparentam não se suportar, mas na verdade são grandes amigos.
 A História de Ana Raio e Zé Trovão não repetiu os altos índices de audiência de Pantanal, mas não decepcionou a emissora. Com médias de 16 pontos em São Paulo e 23 no Rio de Janeiro, garantindo a vice-liderança nas duas cidades, Ana Raio se tornou um dos maiores sucessos na história da emissora de Adolpho Bloch.
 Depois do êxito de Pantanal, a emissora investia na idéia de mostrar "o Brasil que o Brasil não conhece", com muitos rodeios e músicas sertanejas. As tramas iam surgindo ao longo das estradas brasileiras, sem uma temática predeterminada ou uma história definida antecipadamente. Mesmo porque as cenas eram gravadas basicamente em externas, em cidades e feiras cenográficas (não havia cenas em estúdio). Teve o mérito de exibir locações nacionais que nunca tinham sido exibidas nas telenovelas brasileiras.
 Foi reprisada em forma compacta de 29 de março a 31 de maio de 1993, em 92 capítulos, às 18 horas.
 Em Presidente Prudente (SP), foi registrada uma das maiores audiências da telenovela, pois na cidade há rodeios com frequência, o que atraiu o público a assistir a trama.
 A direção da telenovela cogitou fazer cenas dos últimos capítulos em Dallas, nos Estados Unidos da América. No entanto, a Rede Manchete estava num início de crise financeira e o projeto foi abortado.
 Outro problema foi à verba. Como a telenovela era itinerante (não havia cenas em estúdio), o dinheiro demorava a chegar aonde as caravanas que faziam a trama estavam.
 A novela teve locações em fazendas do Mato Grosso, na região da Chapada dos Guimarães, em Penha (Santa Catarina), Corupá (Santa Catarina), São José do Barreiro (São Paulo), entre outras.
 No site do Ministério Público consta que a trama está classificada desde 23 de janeiro de 2009 como imprópria para menores de 10 anos.
 Começou a ser reprisada pelo SBT a partir do dia 7 de junho ás 22:15. Seu primeiro episódio elevou os índices do canal na faixa horária e atingiu seis pontos de média, segundo dados do Ibope.[2] O segundo episódio, por sua vez, bateu o desempenho da estréia e atingiu sete pontos de média e mais de 8 pontos de pico, garantindo o terceiro lugar no ranking de audiências e momentos na vice-liderança.
 Garante índices de audiência considerados bons para o SBT, que oscila entre 7 e 9 pontos na Grande São Paulo. Ás vezes fica na vice-liderança, ameaçando a audiência da novela da Rede Record, Ribeirão do Tempo.
A trama conta a história de Ana Raio, peã de rodeio, em busca de sua filha desaparecida, Maria Lua. Sua companhia viaja pelo Brasil fazendo shows em várias cidades, e um dia conhece Zé Trovão, peão de outra companhia, e se apaixonam.
Ana de Nazaré (Ingra Liberato) é órfã de mãe e mora com o pai no sul do país. Aos treze anos é estuprada por Canjerê (Nelson Xavier), um ex-capataz da fazenda onde seu pai trabalha e que foi acusado de roubo por ele. Ana fica grávida e dá a luz à uma menina a quem dá o nome de Maria Lua. Vingativo e sem escrúpulos, Canjerê volta à fazenda, mata o pai de Ana e rapta sua filha. Treze anos depois, Ana de Nazaré se transforma em Ana Raio, uma afamada peoa de uma companhia de rodeios. Ela percorre o país com sua caravana e procura pela filha que foi arrancada de seus braços ainda bebê. Ao lado de Ana está João Riso (Giuseppe Oristânio), que é apaixonado por ela e que faz de tudo para agradá-la e ajudá-la a encontrar Maria Lua.

Um dia, a caravana de Ana Raio cruza com outra caravana importante, a de Dolores Estrada (Tamara Taxman), cuja maior atração é o peão Zé Trovão (Almir Sater), um rapaz que desconhece seu passado. Entre rodeios, feiras e viagens pelo Brasil, começa a emocionante história de amor de Ana Raio e Zé Trovão.


Ana Raio (Ingra Liberato)

Ainda menina, Ana é estuprada e fica grávida. Ela dá a luz uma menina, Maria Lua, que logo depois é raptada pelo próprio pai. Determinada a encontrar a filha ela sai pelo Brasil a fora e acaba se transformando numa famosa peoa de rodeios.

Zé Trovão (Almir Sater)

Jovem, bonito, charmoso e talentoso, Zé Trovão não sabe nada sobre seu passado e é a maior atração da caravana de Dolores Estrada.

Dolores Estrada (Tamara Taxman)

Exótica, mandona e apaixonada por Zé Trovão. Ela é a dona da companhia, comanda a todos com rédea curta e ai de quem tentar se aproximar de “seu” homem.

Leopoldo Canjerê (Nelson Xavier)

Um homem maquiavélico e sem coração, que foi capaz de destruir a vida de uma menina para se vingar de seu pai.


João Riso (Giuseppe Oristânio)

Apaixonado por Ana, ele vai disputar o coração da peoa com Zé Trovão.


Daniel (Roberto Bomtempo)

Rival de Zé Trovão nos rodeios, ele ainda disputa o coração de Dolores com o peão.

Enfim, aqui vai o Resumo do próximo capítulo da novela Ana Raio e Zé Trovão – o SBT divulgou no resumo do proximo capítulo da novela Ana Raio e Zé Trovão, que Marisa conta para Ana sua história de amor com Zé Trovão. Em Ana Raio e Zé Trovão, novela do SBT, capítulo 78, sábado, 04/09, Verônica conta que o fotógrafo foi seu primeiro amor e que o abandonou para seguir com o circo que passou pela cidade. Marisa impede que Zé Trovão conte a verdade para o filho, tenta chantageá-lo mas depois se arrepende, fala de seu amor e o beija. Ana presencia a cena e sai decepcionada. Dolores vai até o cemitério de São Miguel das Missões, manda confeccionar uma lápide com o nome de Verônica e a coloca no túmulo ao lado do pai de Zé Trovão.
Em Ana Raio e Zé Trovão, novela do SBT, depois ordena a Ranulfo que compre um atestado de óbito em nome de Verônica. Maria Lua continua caminhando rumo ao sul do país, chega ao estado de Santa Catarina e pega uma embarcação rumo a Santa Rosa.
Em Ana Raio e Zé Trovão, novela do SBT, Ubiratan chega à casa de Jesus e é pego de surpresa quando Ana pergunta o nome da pessoa que comprou a fazenda de dona Amália. Decidida a lutar pelo amor de Zé Trovão, Marisa procura Ana para uma conversa.
Em Ana Raio e Zé Trovão, novela do SBT, capítulo 79, segunda-feira, 06/09, Marisa conta para Ana sua história de amor com Zé Trovão e deixa claro que se ele quiser assumir o filho terá que formar uma família com ela. Durante a viagem, Maria Lua conhece uma jovem que está seguindo para Santa Rosa para ser uma das prostitutas do cafetão, Rodrigo, e diz que vai apresentá-la a ele. A Madre Superiora procura Leopoldo, fala de sua preocupação com o paradeiro de Maria Lua e os perigos que a menina corre andando sem rumo sabe-se lá por onde.
Em Ana Raio e Zé Trovão, novela do SBT, Ubiratan vai até a fazenda e volta a esconder lá o testamento de dona Amália, a escritura da propriedade e o livro do cartório. João diz para Ana que vai tentar ser feliz com Marilda. Seguindo as ordens de Ubiratan, Gióia e Lamberto oferecem trabalho para Jesus. Bobi comunica a Armando que vai tentar esquecer Elisa e ser feliz com Clarice. Jesus se despede do casal e decide ir até a fazenda. Chegando lá encontra Ubiratan. O tabelião, como sempre, consegue contornar a situação e mais uma vez Jesus não suspeita de nada.
Em Ana Raio e Zé Trovão, novela do SBT, Daniel espiona Dolores e vê quando ela esconde algo em uma caixa. Albinha percebe que Andorinha não está bem, mas ele nega e não comenta nada sobre o encontro com a irmã. Daniel entra no caminhão de Dolores, abre a caixa e encontra a lápide que ela mandou fazer. Ele anota o endereço e vai até São Miguel das Missões para investigar do que se trata. Ao chegar à cidade, procura Ranulfo. Ana encontra Zé Trovão com o filho e é carinhosa com o garoto. Daniel chega ao cemitério, vê as lápides e desconfia que há algo estranho nessa história.

Endereço do Blog spot:
djralphfernandes@hotmail.com
RALPH FERNANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário